domingo, 15 de julho de 2012

BASE TEÓRICA DA PESQUISA

A LÓGICA DA COMPETÊNCIA
Os conhecimentos necessitam estar combinados aos comportamentos para que possam caracterizar o indivíduo competente (RESENDE, 2000).
Fleury e Fleury (2001) citam que os primeiros movimentos no sentido da definição de um conceito de competências em nível individual ocorreram na década de 70.
Zarifian (2001), para explicar a emergência do modelo da competência, utiliza-se da essência das mutações atuais a partir de três conceitos: evento, comunicação e serviço.
Os chamados componentes não organizados da formação e a subjetividade do trabalhador assumem um papel importantíssimo no modelo da competência (DELUIZ, 2001).

COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
De acordo com Miranda (2004) a competência em informação estaria relacionada ao exercício profissional em praticamente todas as esferas, mas, mais especificamente, naquela dirigida diretamente aos chamados trabalhadores da informação
Conforme aponta Dudziak, (2003) o termo competência em informação surge a partir da ideia de information literacy e existem discussões sobre a possibilidade de utilização destes termos como sinônimos.
Para Gasque (2010) a chamada information literacy, ou letramento informacional, constituiria o processo de construção e desenvolvimento da competência em informação.
Conforme destaca Coelho (2011), inúmeras ainda são as barreiras para a construção de competência em informação no ambiente de trabalho.
Reece (2007 apud Vitorino e Piantolla, 2009) entende que não se pode dissociar do conceito de competência em informação, a capacidade de desenvolvimento de uma visão crítica de mundo, relacionada ao domínio da informação, numa ampliação do conceito e do próprio papel social da competência em informação.
Outros autores a serem utilizados: ALCANTARA, A. R.; BELLUZZO, R. C. B. ; BRUCE, C. S. CAMPELLO, B.; COX, J.L; VANDERPOL, D. CROW, S.R. ; DIAS, M. M. K.; DUTRA, J. S. ;FISHER, K.; JULIEN, H.;MELLO e SILVA, L. PERRENOUD, P. ;ROPÉ, F.; TANGUY, L; SHAPIRO, J.; HUGGES, S. K. SIMEAO, E. L. M. S.; MIRANDA, A. L. C.; MELO, C. O. TARAPANOFF, K. ;VALENTIM, M. L. P.; GELINSKI, J. V. V. ; ZURKOWSKI, P. G.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário