domingo, 15 de julho de 2012

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO PROJETO DE PESQUISA APÓS A DISCIPLINA METODOLOGIA EM CI


PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NO PROJETO DE PESQUISA APÓS A DISCIPLINA DE METODOLOGIA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

PROBLEMA
ANTES
DEPOIS
Como ocorre o processo de construção e desenvolvimento de competência em informação no ambiente de trabalho?
Qual é a contribuição das empresas e a de seus profissionais, no processo de construção de competências em informação no ambiente de trabalho?
OBJETIVO GERAL
ANTES
DEPOIS
Compreender o processo de construção e consolidação de competência em informação no contexto de trabalho dos profissionais envolvidos no projeto e no desenvolvimento de sistemas especialistas de gestão integrada, em uma organização específica do setor de tecnologia da informação.
Identificar, descrever e analisar o papel da empresa H&P Consultores Associados e o de seus profissionais no processo de construção e consolidação de competência em informação no contexto de trabalho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
DEPOIS:

Excluído o objetivo específico (1): identificar e analisar as ações da organização e a participação dos profissionais no processo de construção de competências em informação;
METODOLOGIA:
DEPOIS:

Análise de documentos da empresa como: manuais de processos, descrição de cargos e competências, programas de treinamento e desenvolvimento ou educação corporativa, plano anual de treinamento, dentre outros
Entrevistas semi-estruturadas com o seguinte grupo inicial de sujeitos de pesquisa, definidos, a priori, de maneira intencional: consultores das diferentes áreas de gestão organizacional, representante da área de gestão de pessoas da empresa e representante da direção da empresa. Tais roteiros de entrevistas serão diferenciados para cada um dos tipos de sujeito relacionados, e buscarão levantar os aspectos necessários à consecução do objetivo geral e dos objetivos específicos propostos para a pesquisa.
A técnica de tratamento a ser dada ao material coletado em documentos e produzido a partir das entrevistas será a de análise de conteúdo.

O principal modelo teórico que dará sustentação à análise de dados é o proposto por Dudziak que identifica três concepções distintas para o termo information literacy, quais sejam: a concepção da informação (com ênfase na tecnologia da informação); a concepção cognitiva (ênfase nos processos cognitivos); a concepção da inteligência (ênfase no aprendizado).

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